Dicas Para Fazer Carta de Apresentação

Como Criar uma Carta de Apresentação

A carta de apresentação pode ser muito importante para os requerentes de emprego. É comum encontrar os espaços que necessitam, além do currículo, neste documento, para que o profissional seja qualificado para aplicar.

Ao preparar a carta de apresentação, é importante saber o que se pretende incluir na carta de apresentação, já que alguns conteúdos não são necessários, ou seja, a carta de apresentação não deve exceder uma página.

Como Criar uma Carta de Apresentação

A carta deve ser uma breve apresentação de seu currículo com um resumo do histórico de trabalho do profissional que contenha os pontos fortes de seu perfil profissional, os pontos fracos podem ser ignorados.

Nunca inclua características pessoais na carta de apresentação, esta parte deve ser deixada para o momento da entrevista face a face.

8 Dicas para fazer uma Carta de Apresentação

-Comece a escrever, colocando o nome e título da pessoa a quem você vai enviar a carta. No caso de que a vaga tenha sido encontrada em um local de trabalho e estas informações não seja adequada, por favor entre em contato com a pessoa como um “recrutador caro” ou “empregador caro”.

-Não está em todos os anúncios encontrados na Internet, ou se dá a conhecer o nome da empresa, mas, quando esta informação estiver disponível, faça uso dela. Inclua o nome da empresa no início do texto para que o recrutador entenda que você conhece a empresa para a qual você deseja trabalhar. Mas note: certifique-se de escrever o nome corretamente.

-Lembre-se de incluir suas características profissionais e pessoais que são úteis para o trabalho na vaga desejada.

-Não prolongue muito a carta. Seja breve e objetivo durante a execução do texto. Em caso de envio físico, utilize papel A4 branco. Em caso de que se entregue por e-mail, enviar junto com o currículo vitae

-No primeiro parágrafo do texto, fala de seu interesse por posição. Indique por que está a enviar o seu curriculum vitae e também explique em que área gostaria de trabalhar.

-O segundo parágrafo do texto serve para falar sobre sua formação acadêmica e outras qualidades. Esclareça quais são seus objetivos e suas competências para alcançá-los. É nesta parte da carta que o candidato chama a atenção do empregador para ver o seu curriculum vitae.

-Deve ser o último parágrafo de sua carta de apresentação, para evitar que o texto seja longo demais e que o recrutador se canse ao ler. Nesta parte, coloque à disposição para uma possível entrevista. Assine e coloque seu número de contato.

-Demonstre seus conhecimentos na área, apontando os dados atuais da indústria, tendências e o que ele pode oferecer.

Não se estenda demais! Mais de quatro parágrafos deixara sua carta de apresentação muito longa.

Portanto, dedique-se a escrever, ler em voz alta até que esteja satisfeito com as prioridades que foram selecionados de sua vida profissional para este trabalho em particular.

Tem foco nas necessidades de essa oportunidade, mesmo se você tem outras qualidades que oferecer.

Deixe uma resposta